
inspire... expire... relaxe...
"Nossos corpos são nossos jardins, nossas vontades são nossos jardineiros."
William Shakespeare

Conheça Helena Aires
Comecei brincando muito, com meu corpo, meus irmãos, vizinhos, conhecidos, desconhecidos, com objetos, sons, silêncios, paisagens: pega-pega, esconde-esconde, cabra-cega, bola, bambolê, corda, histórias, poesias, músicas, faz de conta, fazendo rappel, capoeira, massagem, contato&improvisação, escalando, saltando de paraquedas, dançando sozinha, em par, em rodas, fazendo teatro.
O contato, a troca, a relação sempre me atraiu: contato comigo, com o outro, com algo maior.
A troca me encanta e a troca pelo movimento me fascina. No fazer, algo mágico acontece.
E o fazer pode ser silêncio, pode ser pausa.
Em meio a pausas, silêncios e movimentos, fui tecendo caminhos de relações… teatro, arte-educação, trabalhos com grupos. Em meio a pausas, silêncios e movimentos, presentes chegaram até mim… meditação, yoga, pessoas especiais e outros tantos ensinamentos inspirados, fazendo uma revolução na minha vida.
Como determinados movimentos podem me colocar tão em contato comigo mesma e com Algo Maior? Como determinados silêncios podem ressoar tanto aqui dentro, ampliando espaços? Como olhares, escutas, palavras podem ser tão reveladores, transformadores? Como essa mistura traz chão, céu, bem-estar, leveza, força, equilíbrio, flexibilidade? Não dá pra ser explicado… precisa ser vivido.
Assim iniciei há um tempo mais um movimento, o de partilha desse vivido com todos aqueles que querem vivenciar essa experiência maravilhosa de contato consigo mesmo e com seu Eu Maior.
Sejam muito bem-vindos!
Prática e instrução
Aprenda a ouvir seu corpo




Os Oito Passos do Yoga, segundo Patanjali
Os Oito Passos do Yoga - Ashtanga Yoga
Diferente do que muitas pessoas imaginam, yoga não é apenas prática física ou se sentar de pernas cruzadas para meditar. Yoga é uma forma de ser, pensar, agir e estar no mundo... uma filosofia transformadora.
Eu conto para meus alunos que já fiz dança do ventre, escalei, fiz rappel, capoeira, pilates, etc. (amo tudo isso!)... mas que o yoga me trouxe mais do que um bem-estar físico... me trouxe leveza, uma paz e um contentamento na maior parte do tempo, um olhar mais amoroso e respeitoso para mim e para as pessoas que estão à minha volta... transformou algo internamente.
Esta transformação se dá dia a dia ao trilhar o caminho do yoga: Ashtanga Yoga.
Em sânscrito, Ashtanga Yoga significa Ashta = oito e Angas = passos ou membros. Portanto, Ashtanga Yoga são os oito passos do Yoga.
Oito prescrições de um sistema filosófico milenar que teve seu início na Índia Antiga há quase cinco mil anos, quando era transmitido oralmente por todo o país, de mestre para discípulo. Somente séculos depois é que todo esse conhecimento foi unificado em um texto escrito: os Yoga Sutras. O empreendedor desta tarefa foi Patanjali. Seus escritos datam do século 2 a.C. e são formados por 196 textos curtos (aforismos) que escondem profundos significados e ensinam, por meio de oito passos, como se tornar senhor de si mesmo, encontrando o equilíbrio perfeito entre corpo, mente e espírito.
Os oitos passos:
1. Yamas – Viver com verdadeira ética (evitar)
2. Niyamas – Purificação de si mesmo (cultivar)
3. Asana – Posturas psicofísicas
4. Pranayama - Domínio da respiração
5. Pratyahara - Controle dos sentidos
6. Dharana - Concentração
7. Dhyana - Meditação
8. Samadhi - Contemplação
"Deixe a beleza do que você ama ser o que você faz"